IMPRES, CONQUISTA A CERTIFICAÇÃO NO PRÓ-GESTÃO

A Diretoria Executiva, juntamente com os órgãos colegiados: Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê de Investimentos, durante o ano de 2021 trabalharam na implementação de ações necessárias e indispensáveis e remodelaram  algumas ações que já eram realizadas, buscando adequar-se  aos critérios exigidos pelo programa de certificação institucional e modernização da gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social.
 
No final de 2021, o IMPRES passou por auditoria realizada pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil – ICQ Brasil,  que teve como parâmetro o estabelecido no Manual do Pró-Gestão RPPS, aprovado pela Portaria SPREV n° 3.030/2021, em conformidade com Portaria MPS Nº 185/2015, alterada pela Portaria MF N 577/2017 e aprovada Portaria SPREV Nº 3/2018, de 30/04/2019, onde foi atestado que o IMPRES, atendeu os requisitos do Nível I, do Pró Gestão RPPS, da seguinte forma:
 
Quadro comparativo  do atendimento das Dimensões e Ações do Pró-Gestão
Dimensões do Pró-Gestão Total de Ações Nº de Ações Atendidas % Atendimento das Dimensões
Controle Interno 6 6 100%
Governança Corporativa 16 14 88%
Educação Previdenciária 2 2 100%
Total de Ações 24 22 96%
Nº  de Atendimento de Ações 96%
 
Assim o IMPRES, inicia 2022 com um sistema de gestão eficiente e em conformidade com os requisitos das normas aplicáveis ao Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência, tornando-se um Instituto Qualificado.
 
Essa implantação das boas práticas de gestão, inseridas nas ações que compõem as três dimensões do programa: controle interno, governança corporativa e educação previdenciária, deverão ser sistematicamente executadas por todos os envolvidos, pois permitirá maior estabilidade na gestão e consolidará os avanços conquistados, evitando que as naturais mudanças no comando político do ente federativo resultem em descontinuidade ou retrocessos na gestão previdenciária.
 
A certificação conquistada, proporcionará benefícios internos e externos ao Instituto. Externamente, obter-se-á  maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais há relacionamento, especialmente no mercado financeiro onde será possível acessar carteiras de investimentos oferecidas somente aos institutos qualificados. Internamente, haverá reconhecimento pelos órgãos fiscalizadores por conhecermos, organizarmos e melhorarmos os processos de trabalho, o que poderá elevar o Índice de Situação Previdenciária (ISP) usado para fins de supervisão de risco atuarial, além disso se evitará o retrabalho dos serviços, se reduzirá custos, se alcançará maior eficiência e racionalização na execução das ações e finalmente, se proporcionará ao gestor uma visão abrangente dos processos e de como eles contribuem para os resultados pretendidos.