Joaçaba é um município localizado no oeste do estado de Santa Catarina, no Brasil. Sua população, conforme a contagem do Censo 2022, é de 30.146 habitantes. Polariza a Região Geográfica Imediata de Joaçaba-Herval d’Oeste, na Região Geográfica Intermediária de Chapecó.
Localiza-se a uma latitude 27º10’41” sul e a uma longitude 51º30’17” oeste, estando a uma altitude de 522 metros. É a cidade-sede da Região Metropolitana do Contestado e o oitavo melhor município para se viver no Brasil segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
História
O interior do atual estado de Santa Catarina era ocupado, até o final do século XVIII, pelos índios caingangues. A partir de então, a ocupação não indígena do território se efetivou militarmente. O território hoje pertencente ao município já fez parte de uma grande extensão de terra que foi reivindicada por Brasil e Argentina, na disputa de limites, com base no Tratado de Tordesilhas. Depois, essa mesma região foi motivo de uma disputa interna, envolvendo os Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
A duplicidade de autoridade, aliada a injustiças sociais e desmandos praticados contra a população de origem cabocla, criou um clima de insatisfação e revolta. Com a construção da estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul, a situação se agravou, com a eclosão da Guerra do Contestado iniciada com a chamada Batalha do Irani.
A Guerra do Contestado chegou ao fim, enquanto o presidente brasileiro Venceslau Brás decidia a disputa entre o Paraná e Santa Catarina, com a maior parte desta região passando a integrar-se ao território catarinense.
Criação
O decreto-lei que criou o município é o de número 1 147, de 25 de agosto de 1917, sancionado pelo então governador do Estado, coronel Felipe Schmidt. O município, com o nome de Cruzeiro e sede provisória em Limeira, só foi instalado em novembro de 1917. A Lei Municipal Quinze, de 2 de janeiro de 1919, criou o Distrito de Limeira e a Lei Estadual 1 243, de 20 de agosto do mesmo ano, transferiu a sede para o povoado de Catanduva, que passou à categoria de Vila, com o nome de Cruzeiro. Em 1926, pelo Decreto Estadual 1 848, a sede retornou ao povoado de Limeira. Em 1938, pelo Decreto Estadual 86, a vila Cruzeiro do Sul foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Cruzeiro. Finalmente, em 1943, pelo Decreto-lei Estadual 238, de 31 de dezembro, município e cidade passaram a denominar-se Joaçaba.
Origem do nome
“Joaçaba” se originou do tupi antigo îoasaba, que significa “entrecruzamento, cruz”.
Imigração e desenvolvimento
A população atual de Joaçaba tem origem, principalmente, nos migrantes gaúchos, principalmente da região de Caxias do Sul, de origem italiana e alemã, que, de posse de pequenas colônias de terra, deram os primeiros passos na produção agrícola. A área do município, com terras férteis e matas nativas, proporcionou a exploração da madeira e da erva-mate, atividades que eram desenvolvidas paralelamente à agricultura.
Mais tarde, começaram a surgir as primeiras indústrias de implementos agrícolas, acentuando-se as atividades comerciais e formando-se a base econômica do município. Com o forte comércio já predominando e com o surgimento das primeiras indústrias (no segmento metalmecânico), Joaçaba consolidou a sua posição de destaque no cenário estadual.
Geografia
A área urbana do município é conurbada com os municípios de Herval d’Oeste e Luzerna totalizando um aglomerado urbano com cerca de 60 000 habitantes, sendo que esses três municípios organizam, em conjunto, diversos serviços públicos como abastecimento de água, tratamento de esgoto e transporte público, entre outros.
Clima
O clima é do tipo temperado, Cfb, com invernos frios e verões amenos, apresentando as quatro estações bem definidas. Apresenta uma temperatura média anual de 18 °C centígrados , mas as temperaturas extremas no apogeu do verão podem ser acima dos 35 graus centígrados e no inverno a mínima a alguns graus abaixo de zero, sendo que já foi registrado no inverno temperatura de −7 °C. É comum, nos meses mais frios, a formação de geada e mais raramente a ocorrência de neve. Precipitação média anual de 1 840 milímetros, bem distribuídos pelas quatro estações.
Fonte Wikipédia